01 – Qual é o quociente? Dê o resultado em forma de fração.
a) (-12) : (-8) =
b) (+27) : (-21) =
c) (-32) : (+20) =
d) (-50) : (-35) =
02 – Coloque na forma de fração irredutível:
a) -1,5 =
b) 31,47 =
c) -918,5 =
d) -1, 434343... =
03 - Desenhe uma reta numérica e localize nessa reta os números racionais 2/3, 4/3, -1/3, -4/3, -1/4.
04 – Qual é maior?
a) -1/4 ou 1/5?
b) 2/3 ou 2/7?
c) -3/4 ou -3/2?
d) 11/5 ou 23/10?
05 – Qual é a soma?
a) (-9/5) + (-5/3) =
b) (+7,2) + (-2,41) =
c) (-5/11) + (+7/22) + (-13/4) =
06) Qual é a diferença?
a) (-7/6) – (+11/9) =
b) (-7/3) – (-5/2) =
c) (-6,41) – (+9,882) =
07) Calcule as expressões:
a) 1/3 – [2/5 – (3/2 – 7/15)] + 7/10
b) [-3/5 + (1/2 - 1/4) ] – [3/10 + (-3/4 – 11/20)]
c) 5,42 – 9,48 – 1,59
d) 1,3 + (0,7 – 2) – (-0,6 – 0,2)
e) {0,5 – [0,71 – 2,1 + (-1,4 + 3,06)] + 1} – 0,7
eu precisava do resultado pro dever de matemática --'
ResponderExcluirSanya, vou postar outra atividade sobre números racionais para você até 4ª feira com as respostas, ela vai estar no ano 2012, mês agosto.
ExcluirVou postar novos exercícios pra você com as respostas, é só sobre números racionais (6ª série ou 7º ano)?
ResponderExcluirVeja no ano 2013, mês junho.