Geologia
Geologia é a ciência encarregada de estudar a composição, a estrutura e a evolução do globo terrestre.
Logo, cabe ao geólogo, através de escavações e observações meticulosas, inteirar-se dos processos que ocorrem no interior e no exterior da camada rochosa do planeta.
Suas atividades abrangem a localização e avaliação de depósitos minerais, investigação de problemas geológicos, elaboração de projetos de análise e planejamento ambiental, entre outras.
Onde houver depósitos minerais, bacias petrolíferas, vestígios de antigas civilizações, fósseis minerais e animais, lá deverá estar o geólogo para decifrar os sinais perpetuados nos rochedos e nas pedras.
O geólogo pode atuar, basicamente, em seis áreas: mineração, geologia de engenharia, hidrogeologia, geologia de petróleo e geologia ambiental ou magistério.
O mercado de trabalho é composto por universidades construtoras, empresas de mineração e perfuração, institutos de pesquisa, além de organismos como Petrobrás, Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
A Matemática é imprescindível ao trabalho do geólogo que utiliza inúmeros de seus princípios para escavar, conhecer e avaliar os segredos do solo e das pedras.
Jornalismo
A grande função do jornalista consiste em transmitir, de forma clara e objetiva, os acontecimentos que presencia e testemunha.
Embora simples essa definição abrange as principais atribuições desse profissional, que desempenha um papel da maior importância nos dias de hoje.
Os meios de comunicação são responsáveis pela veiculação de notícias, tendo se transformado, ao longo do tempo, em formadores de opinião pública. Assim, cabe ao jornalista selecionar e apurar os fatos, gerar e veicular as informações de acordo com as necessidades da sociedade. Criatividade, dinamismo e flexibilidade são alguns dos atributos necessários a quem deseja seguir esta carreira, pois a globalização das telecomunicações exige rapidez cada vez maior na veiculação das notícias. Este é também um trabalho para aqueles que têm de certa forma, o gosto pela aventura.
O jornalista está apto a trabalhar como repórter, redator, editor, assessor de imprensa e apresentador de noticiários de rádio ou televisão.
Os bacharéis em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo também podem desempenhar outras funções em áreas ligadas à redação, como revisão ou coordenação de textos, organização e administração técnica de serviços ligados à divulgação de notícias, foto reportagens, diagramação, paginação, arte e editoração.
A Matemática é muito útil ao jornalista que utiliza dados estatísticos em seus trabalhos. Torna-se particularmente importante para aqueles que trabalham em editoriais de economia e política.
Odontologia
Durante muito tempo, as atividades básicas da odontologia foram executadas por pessoas não qualificadas, como barbeiros e ambulantes, que tratavam dos dentes das pessoas em instalações precárias, sem as mínimas condições de higiene e sem fazer uso de nenhum tipo de anestesia.
No entanto, desde a formação da primeira escola dentária (em 1840, nos Estados Unidos) até os dias de hoje, o progresso da odontologia tem sido notável e muito rápido.
Definida como a ciência encarregada de prevenir, diagnosticar e tratar enfermidades, deformações, lesões nos dentes e tecidos bucais, a odontologia moderna divide-se em várias especializações: periodontia, ortodontia, endodontia, odontopediatria, implantodontia, prótese, dentística, cirurgia e odontologia preventiva e social.
O dentista está habilitado a exercer sua profissão como clínico geral ou como especialista - título este obtido através de cursos que podem ser feitos após o término da graduação.
O profissional dessa área pode montar consultório próprio ou trabalhar em clínicas particulares, escolas, empresas, prontos-socorros, policlínicas, creches, hospitais públicos e privados.
No Brasil, o campo de trabalho para o dentista é - pelo menos em termos numéricos - bastante vasto. Tanto a odontologia preventiva quanto as demais especialidades dessa profissão são muito necessárias para que seja possível reduzir a lamentável estatística da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a qual 99% da população brasileira têm cáries nos dentes.
A matemática serve ao dentista para calcular composições de amálgamas, posologias, doses de anestésicos e também para auxiliar no dimensionamento de próteses e aparelhos corretivos.
Psicologia
A Psicologia dedica-se basicamente ao estudo do comportamento humano. Conhecer as emoções e os problemas das pessoas e ajudá-las a encontrar o equilíbrio e o bem-estar são a principal tarefa do psicólogo.
Os cursos de Psicologia oferecem três áreas de formação profissional aos universitários: clínica, escolar e organizacional.
A Psicologia clínica permite ao terapeuta atuar em hospitais psiquiátricos, instituições de repouso, de reabilitação, ou em clínica própria. Esse profissional está habilitado a auxiliar pessoas ou grupos que necessitem de ajuda para superar dificuldades emocionais.
Na área escolar o psicólogo trabalha com alunos, professores, diretores, funcionários e familiares. Sua principal função é, através de diagnósticos, ajudar a minimizar os problemas relacionados à aprendizagem escolar.
O psicólogo organizacional atua junto a empresas, cuidando para que haja uma relação saudável entre empregados e empregadores.
O mercado de trabalho para o psicólogo é vasto, pois esse profissional, seja qual for o setor em que atua, tem como responsabilidade ajudar as pessoas a restabelecer a saúde mental e encontrar o equilíbrio de suas emoções - tarefa de grande necessidade nos dias conturbados que vivemos.
A Matemática mostra-se importante para o trabalho do psicólogo, principalmente para a análise de dados estatísticos e avaliação de testes.
Medicina
A medicina é a ciência que está mais diretamente ligada à vida. Responsável pela prevenção, detecção e cura das doenças - físicas e psicológicas - que acometem os seres humanos, os médicos, podem se valer, hoje, de diversos avanços tecnológicos e científicos que propiciam a descoberta da cura de muitos males.
As atividades desse profissional estão diretamente relacionadas ao estudo dos fenômenos biológicos do organismo humano, à pesquisa de novos tratamentos e medicamentos e aos exames clínicos de modo geral.
Ao contrário do que acontecia em outros tempos, dispomos hoje de um grande número de profissionais especializados no tratamento de um órgão ou de um sistema de órgãos - o que permite maior aprofundamento e maior conhecimento sobre todos os mecanismos que compõem o corpo humano.
A medicina forma profissionais especializados em pediatria, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, anestesiologia, cirurgia e ortopedia, clínica médica, dermatologia, radiologia, neurologia, psiquiatria, medicina legal, saúde pública, patologia, entre outros ramos.
O médico está apto para trabalhar em hospitais, clínicas, casas de saúdes, sanatórios, escolas, laboratórios, instituições públicas ou recreativas, instituições cientificas e de pesquisas. Pode ainda exercer atividade liberal montando clínica própria.
A matemática esta presente nessa atividade - tão antiga quanto diversificada - e muito contribui para o seu desenvolvimento. Apesar de os médicos não necessitarem do conhecimento pleno dessa ciência, necessitam de conhecimentos inter-relacionados de estatísticas, física e matemática, para que possam alcançar bons resultados em seu trabalho.
Química
A química é a ciência responsável, basicamente, pelo estudo da matéria - suas propriedades, transformações e leis. Cabe ao químico realizar estudos, ensaios e experiências para criar ou aprimorar processos de transformação da matéria.
Atualmente a química se divide em três áreas: analítica, inorgânica e físico-química (que inclui duas especializações químicas biológicas e química quântica).
A química está estreitamente ligada a diversas atividades, como: engenharia, agronomia, geologia, ciência da saúde, ciências ambientais, entre outras, fazendo com que o campo de atuação de seus profissionais seja bastante vasto e diversificado.
Como ocorre com as demais ciências, a aplicação dos conhecimentos de um químico pode se dar de duas formas: no campo acadêmico, ou no campo tecnológico. No plano acadêmico, cabe ao profissional ampliar o conhecimento através de estudos e pesquisas; no tecnológico, com a ajuda da tecnologia o profissional dedica-se ao desenvolvimento de novos materiais, tais como medicamentos, combustíveis, perfumes ou cosméticos.
Os cursos de químicas nas universidades são oferecidos em três modalidades: licenciatura, bacharelado cientifico e bacharelado com atribuições tecnológicas ( química industrial ).
O mercado de trabalho para o químico é grande e inclui indústrias, laboratórios de empresas, instituições de pesquisas e universidades (carreira acadêmica).
O conhecimento da matemática é imprescindível à formação do químico - que depende de cálculos e mais cálculos para o desenvolvimento de suas análises e pesquisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário