quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Matemática e as Profissões - Parte 2

Arquitetura




Há séculos a arquitetura encanta o mundo com suas criações. Se em outros tempos os profissionais da área se valiam unicamente da estética e plasticidade para realizar seu trabalho, o arquiteto moderno dispõe de todos os avanços tecnológicos oferecidos pela ciência para proporcionar à Arte condições de se expandir cada vez mais. Hoje, a arquitetura pode ser definida como arte e tecnologia, estética e plasticidade a serviço do homem e do seu bem-estar.

A tarefa do arquiteto é ampla e não está ligada somente aos detalhes externos das construções. A ordenação dos espaços interiores, o tipo de material utilizado, problemas relativos à temperatura e à iluminação dependem de seus conhecimentos para serem resolvidos.

Assim, o arquiteto é também responsável pelo conforto, funcionalidade e higiene de uma construção, seja esta um museu, uma mansão, uma escola, seja um conjunto habitacional.

As atividades profissionais do arquiteto estão relacionadas, a priori, com edificações, conjuntos arquitetônicos, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e regional.

O profissional moderno, no entanto, cria também logotipos para empresas e produtos, capas de livros, fachadas de lojas, estandes de exposição, entre outros, demonstrando, assim, o quanto pode ser diversificada a sua atividade.

A matemática é essencial para que o arquiteto possa desenvolver o seu trabalho, e sem ela não seria possível a construção da mais simples casa ou mesmo de um pequeno jardim de inverno.



Cinema

Muitas animações que vemos no cinema utilizam a Matemática, através da computação gráfica. Desde o movimento dos personagens até o quadro de fundo podem ser criados por softwares que combinam pixels em formas geométricas, que são armazenadas e manipuladas. Os softwares codificam informações como posição, movimento, cor e textura de cada pixel. Para isso, utilizam vetores, matrizes e aproximações poligonais de superfícies para determinar a característica de cada pixel. Um simples quadro de um filme criado no computador tem mais de dois milhões de pixels, o que torna indispensável o uso de computadores para realizar todos os cálculos necessários.




Direito

Com base nas leis e na Constituição do país, o advogado é o profissional legalmente habilitado para representar e defender os interesses de seus clientes em qualquer juízo ou tribunal e também nas questões não judiciais.

Sempre sujeito a um código de ética, o advogado é o único que pode elaborar e subscrever petições iniciais, contestar memoriais, razões, minutas e contraminutas em processos, entrar com habeas-corpus, recorrer nas decisões judiciais, fazer contratos e exercer defesa.

No entanto, para o exercício da profissão após a conclusão do curso, é necessário fazer estágio e submeter-se a um exame da OAB - entidade que exerce função de fiscalizadora da capacitação dos profissionais da área.

O bacharel em Direito pode dedicar-se à área jurídica, tornando-se delegado de polícia, promotor de justiça ou juiz de Direito. Como promotor, elabora pedido, contestações, réplicas, memoriais. Na área de magistratura, pode atuar como juiz, desembargador ou ministro. O ingresso nessas carreiras é feito através de concurso público.

Há, ainda, outras opções para o advogado, como trabalhar em assessoria e consultoria jurídica de empresas públicas e privadas ou o magistério superior, caso escolha a carreira acadêmica.

A matemática possui um papel complementar - porém importante no dia-a-dia desse profissional quando trabalha com causas que envolvem bens, valores, partilhas e heranças.





Engenharia

A engenharia propriamente dita pode ser definida como "a arte de aplicar conhecimentos e habilitações específicas à criação de estruturas, dispositivos e processo: para a conversão de recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas". Assim, a engenharia divide-se em vários ramos, abrangendo diversos segmentos do mercado de trabalho. Os ramos mais conhecidos entre nós são:

A engenharia civil, à qual cabe a criação de projetos e a construção de edifícios, estradas, túneis, metrôs, ferrovias, barragens, portos, aeroportos, usinas, entre outros;

A engenharia de computação, que projeta, especifica e organiza sistemas computacionais;

A engenharia elétrica, que é responsável pela computação microeletrônica, pelas usinas hidrelétricas e pelos sistemas de telecomunicações;

A engenharia mecânica, responsável pelo desenvolvimento de elementos de máquinas e máquinas completas e pela criação de dispositivos mecânicos;

A engenharia metalúrgica, à qual cabe o conhecimento da estrutura e da propriedade dos metais, dos fundamentos físico-químicos das reações e dos princípios de fenômenos de transporte;

A engenharia química, que atua na indústria química, petroquímica, alimentícia e em diversos outros setores industriais;

A engenharia de alimentos, responsável pelos processos industriais da área alimentícia: enlatamento, refrigeração, conservação e preparo dos produtos.

Além desses, a engenharia tem muitos outros ramos: naval, florestal, cartográfico, de produção, de materiais e de minas.

A matemática é imprescindível à formação desses profissionais, é parte integrante e constante do seu trabalho. Sem ela, nenhum ramo da engenharia poderia existir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário