sábado, 10 de março de 2012

Revisão para a 2ª Prova - 5ª Série

01) Lucas é pesquisador. Por um trabalho, ele recebeu 578 reais. Ao receber mais 1 267 reais por outro trabalho, quanto ele terá recebido ao todo?

02) Quando Fernando nasceu, o pai dele tinha 26 anos. Se hoje Fernando tem 38 anos, quantos anos o pai dele tem?

03) Ao comprar uma bicicleta que custa 167 reais, Julia recebeu 33 reais de troco. Quantos reais ela deu para pagar essa bicicleta?

04) Juntos, eu e você temos R$ 378,00. Diga quanto teremos juntos se:
a) eu ganhar R$ 112,00 e você ganhar R$ 82,00;

b) eu ganhar R$ 112,00 e você perder R$ 82,00;

c) eu ganhar R$ 82,00 e você perder $ 112,00;

d) eu gastar R$ 112,00 e você gastar R$ 82,00;

e) eu lhe der R$ 50,00 da minha parte;

f) eu lhe der R$ 80,00 da minha parte e você me der R$ 100,00 da sa parte.


02) Para montar seu restaurante, dona Maria dispunha de R$ 50 000,00. Inicialmente, ela gastou                R$ 22 000,00 reformando o local do restaurante e R$ 6 750,00 em equipamentos de cozinha. Depois, ela comprou 3 lotes de refrigerantes, pagando R$ 1 250,00 cada um, e um estoque de alimentos congelados, que lhe custou R$ 3 000,00. Com tantos gastos, sobrou dinheiro? Quanto?


03) Uma frota de caminhões levará uma tropa de 1 128 soldados até um campo de treinamento. Cada caminhão pode levar até 36 soldados. Para transportar essa tropa, quantos caminhões, no mínimo, serão necessários?

04) Este problema é um desafio. Amyr Klink, sozinho, atravessou o oceano Atlântico num barco a remo. Ele saiu da África e chegou ao Brasil, remando aproximadamente 7 000 km em 97 dias.
a) Quantas horas durou a viagem?
b) Qual foi, em média, sua velocidade: 5 km por hora ou pouco mais de 3 km por hora? 

05) Qual é o minuendo quando a diferença é 522 e o subtraendo 247?

06) Qual é o subtraendo quando a diferença é 307 e o minuendo 612?

07) Dezessete apostadores ganharam um prêmio na Mega Sena. Eles deram R$ 50 000,00 ao dono da casa lotérica onde fizeram a aposta, e dividiram o restante entre si, cada um recebendo R$ 215 875,00. Qual era o valor do prêmio?

08) Faça o que se pede:
a) Descubra os números que os espaços escondem:

_____ : 12 _____  - 12 =  12

b) Agora, um pequeno desafio: o número desconhecido está representado abaixo pela letra N. Veja que operações são feitas com ele e descubra-o.

                                                   N : 12 - 12 = 12 

c) Mais um desafio: descubra N sabendo que 3 . N + 107 = 290.


                   Não se esqueçam  que podemos usar operações inversas.


 09) Uma empresa importou 600 aparelhos planejando revendê-los por R$ 390,00 cada um. Depois, descobriu que alguns deles tinham defeitos e não seria possível revendê-los. Para continuar recebendo a mesma quantia que esperava pela venda de todos os aparelhos, o dono da empresa resolveu aumentar o preço de cada um para R$ 468,00. Descubra quantos aparelhos estavam com defeito.

10) Bruno deseja comprar um novo equipamento para sua oficina. Trata-se de uma máquina cara. Pagamento à vista, nem pensar. Uma alternativa é comprar a prazo. Nesse caso, o preço sobe para            R$ 3 498,00 em 12 prestações iguais. Ele ganha R$ 1 362,00 por mês e tem despesas fixas de aproximadamente R$ 1 135,00. O plano em12 vezes é viável ou não para ele? Por quê? Se não for, que outra alternativa Bruno poderia examinar?



Revisando para não esquecer

Operações fundamentais
- Usos das operações

 As operações fundamentais têm, cada uma, diferentes significados, o que permite usá-las em situações diversas.
- A adição serve para juntar quantidades ou acrescentar uma quantidade a outra.

- A subtração é empregada para tirar uma quantidade de outra, para determinar quanto falta em uma quantidade para atingir outra, para comparar ou calcular a diferença entre duas quantidades. Por exemplo, se Ana tem 25 reais e Carlos tem 18, a quantia que ela tem a mais é dada por 25 - 18, porque a diferença é o quanto 25 tem a mais que 18.

- A multiplicação é usada para obter o total em uma adição de parcelas iguais, para calcular o total de objetos arrumados em fileiras iguais, para saber o total de possibilidades de duplas com elementos de dois grupos diferentes.

- A divisão é usada para repartir igualmente uma quantidade ou para saber quantos grupos iguais podem ser formados com uma quantidade de objetos. Assim, 35 : 7 = 5 indica que, com 35 objetos, podemos formar 5 grupos de 7 objetos.

Além disso, adição e subtração são operações inversas, assim como multiplicação e divisão. Usando esse conceito, podemos, por exemplo, encontrar o número desconhecido no diagrama _____  : 7 = 12 efetuando 12 . 7 = 84.







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                                                                    Boa Semana

4 comentários:

  1. TIA EU ADOREI ACHO MUITO BOM ESSA REVISÃO QUE VOCÊ PASSOU.OBRIGADA POR TUDO E PELA A AJUDA QUE VOCÊ ME DEU

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  2. Tia e lidia, eu to com duvida em numeros positivos e negativos, eu sei que positivo com positivo da um sinal positivo e negativo com positivo eu sei que da negativo mais eu nao sei quando se soma ou diminui EX:
    (- 10)+ (+59)= ? eu nao sei se soma os numeros ou diminui. Principalmente quando e uma expressao numerica.

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  3. ai eu nao sei se a resposta e = -69 ou -49 entendeu me esplica por favor. bjsssssssss valeu
    !!!!!!!!!!!!!!!

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    1. Lídia, você resolve assim:
      - 10 + 59 = + 49
      Sinais diferentes subtrai os números e conserva o sinal do número de maior valor absoluto.

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