domingo, 6 de novembro de 2011

A origem da regra de três

O matemático árabe al- Khowarizmi é o resposável pela primeira aritmética (livro que contém os princípios da aritmética) árabe de que se tem notícia. Outras aritméticas surgiram e todas procuraram ensinar regras para calcular, sempre utilizando os algarismos hindus. Você já ouviu falar de um processo de nome "noves fora "? Esse é um processo das aritméticas desenvolvidas peos árabes.
No livro Introdução à História da Matemática  há menção de que a conhecida regra de três também fazia parte dessas  aritméticas.

A regra de três, que provavelmente se originou na China antiga, alcançou a Arábia através da India, onde Brahmagupta e Bháskara a tratavam por essa mesma designação. Durante séculos a regra recebeu a mais alta consideração da parte dos mercadores. Ela era enunciada mecanicamente, sem nenhuma justificação, e seus vínculos com as proporções só foram conhecidos ao fim do século XIV. Eis como Brahmagupta enunciava a regra: "Na regra de três, os nomes dos termos são Argumento, Fruto e Requisito. O primeiro e último termos devem ser semelhantes. Requisito multiplicado por Fruto e dividido por Argumento é o Produto". 

2 comentários: