domingo, 5 de junho de 2011

Rio recolhe 12 toneladas de lixo no Dia do Meio Ambiente

Movimento 'Limpa Brasil Let's do it!' e projeto 'Eu neutralizo' celebram a data e reúnem artistas

Camila Pitanga e sua filha Antônia plantam árvore em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente Camila Pitanga e sua filha Antônia plantam árvore em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (Onofre Veras / AgNews)
No Dia mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo, o Movimento Limpa Brasil Let´s do it!, composto por voluntários empenhados em retirar a sujeira das ruas, recolheu em cinco horas 12 toneladas de lixo reciclável. Nessa primeira investida do movimento no Brasil, o objetivo é reunir mais de meio milhão de pessoas na limpeza das sete das maiores cidades brasileiras até o final de 2011.

Na cidade do Rio há 20 EcoPontos que funcionarão até às 17h para receber o lixo recolhido pela população. Os dejetos recicláveis são depositados em caçambas e levados para as cooperativas de catadores. Já o restante será recolhido pelo serviço de coleta da Prefeitura. O coordenador da parte de logística dessa ação é Tião Santos, personagem do documentário Lixo Extraordinário, que contou a história dos catadores de lixo do aterro sanitário de Gramacho, no estado do Rio.

“A população do Rio de Janeiro tem dado um exemplo para todo o País. Esse é um importante trabalho de conscientização e o engajamento de todos é essencial”, disse Marta Rocha, diretora executiva da Atitude Brasil, empresa responsável pela organização do movimento no País.

Além da mobilização para o recolhimento do lixo jogado em locais irregulares, os cariocas participaram do projeto "Eu neutralizo", criado para celebrar o Dia mundial do Meio Ambiente. A ideia é estabelecer um envolvimento do cidadão com práticas sustentáveis e firmar a parceria da criança, do jovem e do adulto em ações envolvendo a família e a escola.

A atriz Camila Pitanga participou com sua filha Antônia do “Eu neutralizo”, no Jardim Botânico do Rio, com a plantação de uma árvore. O cantor Jack Johnson, que faz show na cidade na noite deste domingo, também esteve no parque. Na mira dos fotógrafos, ele e Camila Pitanga se cumprimentaram no Jardim Botânico.

O cantor chegou ao local acompanhado da mulher Kim e dos três filhos. Ele plantou a espécie de Jequitibá-Açu no arboreto. Jack Johnson, que passeou e tirou fotos do parque, ainda fez parte do abraço simbólico ao Jardim Botânico.
veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário