quarta-feira, 9 de março de 2011

A história dos algarismos



                           0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
O valor de cada número
Como o homem aprendeu a contar?
Tudo começou com a correspondência um a um. Como o homem da pré-história não conhecia símbolos para representar os números, ele recorria a um artifício: o entalhe no osso ou na madeira, ou formando pequenos montes de pedras, de contas etc.


O homem percebeu que precisava de uma forma única de representar essas quantidades, para facilitar o entendimento entre os diferentes povos.
Um dos primeiros sistemas de numeração que a história registra era o usado no antigo Egito.
Para representar os números, os egípcios usavam sete símbolos, os quais lembravam objetos.

Os maias, povo que habitava a América Central e uma parte do México, representavam os números usando apenas dois símbolos:
• para o 1    e  ____  para o 5


 Durante centenas de anos, os europeus e uma grande parte do mundo conhecido fora da Europa usaram o sistema romano de numeração.
Os romanos estabeleceram um sistema de numeração com sete símbolos, os quais lembram letras do alfabeto latino.
Podemos encontrá-los até hoje, sendo usados na escrita dos séculos, em relógios, capítulos de livros, nomes dos papas, etc.                       


O nosso sistema de numeração nasceu na Índia, por volta do século V. Isso não aconteceu da noite para o dia. Foi preciso muita imaginação. Usando grupos de 10, desenvolveram um sistema de numeração que estabelecia a idéia de posição.
Os sábios hindus expressavam o número 301 da seguinte maneira:
eka                    shûnya             tri 
um                           vazio         três     
Nessa época, portanto, os hindus já conheciam símbolos diferentes para representar as quantidades de 1 a 9.
Quando os estudantes árabes tiveram conhecimento das descobertas matemáticas hindus, a partir do século VIII, eles passaram a adotar esse sistema, que era muito prático pois facilitava os cálculos.
Os árabes ocidentais povoaram o norte da África e uma parte da Espanha. Introduzindo os símbolos hindus, que originaram o que hoje conhecemos como símbolos indo-arábico.

Curiosidade:
Mohammed Ibn Mussa al-Khowarizmi foi um matemático árabe que se destacou de uma forma muito especial.
Autor do primeiro livro árabe conhecido com explicações detalhadas dos cálculos hindus ganhou tanta reputação nos países da Europa ocidental que o seu nome se tornou sinônimo do próprio sistema de numeração inventado pelos hindus. A palavra algarismo, por exemplo, tem origem no nome al-Khowarizmi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário